Sejam bem vindos!!!
É muito bom compartilhar com vocês,aprender e conquistar coisas novas...
Neste blog vamos recortar,alinhavar e tricotar juntas.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
TANGRAN - Matemática Lúdica Parte II
Trabalhei hoje em sala com o TANGRAN,um material riquissímo que proporcionou aos alunos muito aprendizado e prazer.
Muitos conhecem o Tangran, um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Seu nome original é: Tch i Tch iao Pan, significa as sete tábuas da argúcia. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, são elas:
2 triângulos grandes;
2 triângulos pequenos;
1 triângulo médio;
1 quadrado;
1 paralelogramo
Com estas peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas entre outras.
Iniciei a aula com a apresentação deste jogo-material pedagógico contando uma lenda sobre o Tangran, assim:Um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem,
para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Turma do 5º ano B
Com o uso do Tangran o professor pode trabalhar:
identificação,
comparação,
descrição,
classificação,
desenho de formas geométricas planas,
visualização e representação de figuras planas,
exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras,
compreensão das propriedades das figuras geométricas planas,
representação e resolução de problemas usando modelos geométricos
noções de áreas
frações
Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades – IMPORTANTES PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM OUTRAS ÁREAS – tais como:
Turma do 4º ano
Cada aluno confeccionou o seu próprio TANGRAN
VISUALIZAÇÃO / DIFERENCIAÇÃO
PERCEPÇÃO ESPACIAL,
ANÁLISE / SÍNTESE
DESENHO,
RELAÇÃO ESPACIAL
ESCRITA E
CONSTRUÇÃO
Por último, é necessário conscientizar que este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de Artes e precisa estar cada vez mais presente nas aulas de Matemática. O trabalho com o Tangran deve iniciar visando a exploração das peças e a identificação das suas formas.
O desafio:
1- Pedir para formar 2 grupos de 3 em cada equipe.
2- Cada equipe recebeu um TANGRAn e um painel com as figuras a serem montadas.
3- No tempo determindo cada equipe reconheceria as peças e montavam o Tangran reconhecido só uma vez por eles.
4-Agora a equipe monta a figura determinada no Painel.
5-Os painéis são trocados pelas equipes e reinicia o desafio 4.
6-Agora a figura fica a critério do grupo e basta criatividade e els tiveram muita.
7- Aprender de maneira lúdica e prazerosa.Foi Fácil.....
Logo depois, se passa à sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta, nesse caso, cabe ao aluno reconhecer e interpretar o que se pede, analisar as possibilidades e tentar a construção. Durante todo esse processo, a criança precisa analisar as propriedades das peças do Tangran e da figura que se quer construir, se detendo ora no todo de cada figura, ora nas partes.
A filosofia do Tangran é de que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo, como a própria concepção de Malba Tahan sobre a matemática. As regras do principal jogo proposto no trabalho com Tangran consistem em usar as sete peças em qualquer montagem de reprodução de figuras, apresentadas em silhueta, utilizando as sete peças, colocando-as lado a lado sem sobreposição.
MONTAGEM LIVRE
O Tangran, como jogo ou como arte, possui um forte apelo lúdico e oferece àquele que brinca um envolvente desafio. Cada vez mais presente nas aulas de Matemática, as formas geométricas que o compõem, permitem que os professores vejam neste material a possibilidade de inúmeras explorações.Fernanda Mélo
Bibliografia:
Kaleff, Ana Maria; Monteiro Rei, Dulce; Garcia, Simone dos Santos. Quebra-cabeças Geométricos e formas planas. Editora da Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ, 2002.
Toledo, Marília e Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
Vou passar pra vocês experiências,pesquisas e um material riquíssimo.Beijos!!!
PARA PENSAR...
A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.Aristóteles
Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém... Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... E ter paciência para que a vida faça o resto...
"Era uma vez duas rãs que caíram num tacho de creme. A primeira rã, ao ver que aquele líquido branco não dava pé, aceitou seu destino e se afogou. A segunda rã não gostou da perspectiva. Ficou se debatendo no creme e fez o que pode para ficar à tona. Passado algum tempo, aquela agitação toda fez o creme virar manteiga e ela conseguiu pular do tacho." Na vida real muitas vezes agimos como uma destas rãs. Eu gostaria de destacar nesta estória alguns princípios que podem transformar as dificuldades da vida em desafios e oportunidades de crescimento.Quando não estiver satisfeito com as perspectivas, recuse-se a aceitar as circunstâncias negativas da vida passivamente ... a velha "resignação"! Pior do que ser derrotado é ser derrotado sem lutar.Fazer o que pode procurando uma nova e criativa maneira de solucionar o problema em que nos metemos. Sempre existe uma outra maneira de desembaraçar o "novelo da vida".Ser perseverante mesmo que demore algum tempo para o "creme virar manteiga"! Na era do instantâneo este é um dos maiores desafios que enfrentamos pois as circunstâncias da vida não podem ser resolvidas com o simples toque de botão."Pular para a solução" sem vacilar sabendo que esta é a grande oportunidade de sair do "tacho que afoga". (Autor L. Roberto Silvado)
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Sou professora e apaixonada pelo que faço.Já fiz de tudo um pouco,fui gestora,coordenadora, dona de escola e sempre atuei como professora.
"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário