
É muito gostoso trabalhar o folclore!Trabalhar o folclore é uma maneira de valorizar a bagagem da cultura do nosso país. Um projeto sobre o folclore permite que as crianças desenvolvam diversos conhecimentos que estão presentes em nossa realidade sócio-cultural.
São sugestões simples e práticas, onde cada educador pode moldar e reinventar dentro de sua realidade de maneira lúdica.
Folclore Brasileiro
Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste
Mula-sem-cabeça e Curupira
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Cantigas de Roda - Cirandas
O que são as cantigas de roda, cirandas, músicas infantis, exemplos, folclore brasileiro,
caranguejo peixe é, atirei o pau no gato, capelinha de melão, escravos de Jó, ciranda cirandinha
Cantigas de roda: música infantil com coreografia
Introdução
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
Cantigas
A partir de uma cantiga folclórica, é possível transformar nossas aulas. Veja exemplos inspirados nas cantigas “Jacaré do Ribeirão” e outras...
Confeccione o jacaré da cantiga,expliando às crianças que se trata de um animal tipico de áreas pantonosas e alagadas.
Materiais:
- Papel espelho verde
- Tesoura
- 2 bolinhas pequenas de isopor
O tralálálá´ lá ô
O tralálálá lá ôO tralálálá lá ô
O tralálálálá ô
O tralálálá lá ô lá ô
A s flores já não cresceram mais
Até o alecrim murchou
O sapo se mandou
O jacaré morreu
Porque o ribeirão secou...
O tralálálá´ lá ô
O tralálálá lá ôO tralálálá lá ô
O tralálálálá ô
O tralálálá lá ô lá ô
Fonte:Folclore/Guia Prático - ano 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário